5.2.07

Desiludido

Passou um fim de semana. Nada de novo a não ser mobilia na minha casa que ja começa a tomar forma. Os pensos rapidos nos meus dedos sao a prova de que a moviflor é bem melhor que o IKEA.
Mas hoje não vou falar de mobilia. Venho falar dos vagabundos e pedintes.
No sabado de manha fui comprar uma bela duma tipica baguete a uma padaria mesmo perto de minha casa. A fila era enorme e coloquei-me atras de um senhor que assim que reparou em mim disse qualquer coisa em frances do genero:

" Eu nao estou na fila! Estou aqui a pedir dinheiro ou pao as pessoas que passam!"

Nesse momento fiquei perplexo! Tudo bem que o seu aspecto não era o melhor mas também não era muito mau! Aparentava os seus 40 anos e tinha a barba por fazer. As calças estavam em boas condições e tinha era um numero exagerado de casacos vestidos... E que?
Eu estava bem pior! N faço a barba ha quase uma semana e estava com uma tshirt da joy que me foi oferecida num rally paper na feira de sao Mateus do ano de 94. Estava de chinelos que não custam mais do que dois euros e com as minhas ja famosas calças cinzentas com fechos no fundo! Ele não tinha tomado banho? Pois eu também não! Eu nem a cara tinha lavado!
Ele tinha fome... Pois eu também! A unica coisa que tinha para comer em casa era um tubo de pasta dos dentes e um pacote de manteiga deixado pelo senhorio.
Acabei por não lhe dar nada!
Mas com que direito é que uma pessoa se torna assim pedinte?
Eu ja tinha reparado!
Em Paris basta sentar se numa escada de uma entrada de um metro, por qualquer coisa a frente e recebe-se logo dinheiro por isso. Existem alguns com grandes discursos acerca de politica, no entanto não possuem qualquer anomalias fisicas nem sinais de dependencia a drogas ou a alcool o que me deixa extremamente triste! é facil demais!
Eu falo bastante mal da Italia! no entanto em termos de mendicidade Não existe nenhum pais, pelo menos que eu tenha conhecimento, que lhe chegue aos calcanhares.
Em Roma sim, existem pedintes de qualidade!
Não é qualquer um que recebe meia duzia de centimos. é preciso ser se deficiente profundo e a concorrencia é enorme. Quanto mais deficiente e desgraçado se for mais oportunidade se tem de ficar com um troco de um café.
Não basta estar sentado com cara triste. é preciso estar se completamente desfeito e gemer de dor para as pessoas que passam terem alguma pena! Roma é o expoente maximo da mendicidade e atinge niveis competitivos extremos! Desde mulheres sem pernas a agarrar em 8 crianças com menos de um ano de idade, onde todas aparentam sinais de trissomia e autismo, a homens alcoolicos sem metade da cabeça com as pernas atadas num nó movimentando se em cima de um skate a tocar " Lasciate me cantare" numa concertina! é isso que queremos ver! isso sim da nos vontade de lhes fornecer uns trocos!
Aí sim uma pessoa pensa " Sim senhor! Tens um braço a nascer te nas costas e foste atropelado por um cilindro... acho que te posso dispensar uns trocos... mereces ir tomar um café as minhas custas..."
Agora em Paris? Em Paris até tenho vontade de estender a mão enquanto espero pelo metro! Acho que tenho mais aspecto de pedinte do que a maioria deles aqui! Nem agarrados As drogas parecem... E dormem em tendas e sacos camas perto dos monumentos ou nas estações de metro... Vida facil... Um pedinte, para mim, tem que pelo menos cheirar a urina e leite azedo e tem que ser ameaçador! Uma ferida ou outra ou até mesmo uma deficiencia ajuda no entanto , pelo menos uma dependencia e a incontinencia são requisitos minimos para a mendicidade.
E a postura! SENTADOS?
O que é isso? Em Roma, os mendigos colocam se de joelhos numa posição de dor, gemem e encostam a testa ao chão num belo movimento de auto punição que sem faz apelar à boa vontade das pessoas . No entanto deslocam-se muito rapidamente sempre que queremos tirar uma fotografia e aparecem em quase todas. Eles devem se organizar!
Acho que Italia està muito à frente no que conta à mendicidade e deveria apostar em seminarios sobre o mesmo... Alguma coisa teria que ter de excepcional para fazer parte do G8.
Os mendigos Parisienses deixaram me desiludido e estragaram me o dia.
Preciso de um café.

5 comentários:

Rodrigo disse...

Toma dois cafés e uma mini. Tu mereces...

pipoca disse...

"Oh here you go
Due on the stage for another marionette show
Just when
You thought you could fight this battle
They moved the sunset strip
To Seattle"
terias futuro numa carreira como analista..=)
beijo meu

Anónimo disse...

e crack?

Anónimo disse...

Aproveita e come também um rissol de carne e um pão com chouriço que te faz bem. Como já disseste, Paris tem TUDO, coisas boas e coisas más, vamos mas é beber umas minis a 35 centimos...

O Senhor disse...

Crack ainda n vi... Mas gostava...