10.5.07

A vida de Tomás

O Tomás nasceu como o mais pequeno de 7 irmãos: Gerónimo, Alaúde, Gaytano, Guadalupe, Marisa, Floriano e Pasquim. Desde sempre se destacou pela sua presença áustera e rigida perante, tanto os outros pássaros seus pais e irmaos, como pelas pessoas que o viram nascer.
Dotado de uma inteligencia fora do normal, sempre tentava orquestrar planos para sair das suas gaiolas e através de um informador da mesma loja de animais, Jeremias, um pequeno macaco conhecido por contrabandear tabaco, conseguiu arranjar um mapa da peninsula ibérica que mandou tatuar debaixo das suas penas verdes e brilhantes.


Os seus irmãos foram todos comprados e ele ficou apenas com Gaytano que era conhecido como o mais atrasado mental de todos os pirikitos.
Finalmente foi resgatado por mim proprio e aprisionado numa gaiola onde iria encontrar a tranquilidade. Mais tarde, em Nelas, encontrou uma casa bastante acolhedora onde a sua gaiola era limpa vezes sem conta, as sementes abundavam e apenas tinha que aturar de vez em quando, a sua dona, uma pessoa loira que lhe agarrava e o apertava como se fosse um artigo de anti-stress. Tomás não se importava com estes estranhos carinhos e agradecia a dar a pata. Tudo corria bem apesar dos seus encontros com os espelhos e vidros quando passeava no, agora, seu reino.

Um dia puseram a sua gaiola num grande bloco de metal cinzento e levaram-nos para um local que já reconhecia e aconteceu algo que ele não esperava.
Colocaram juntamente consigo, na sua gaiola, uma passarinha branca e azul dotada de uma força incrivel com o nome de Bia.
Bia era a unica sobrevivente de toda a sua familia cujas causas da morte foram desconhecidas... Em tribunal nada ficou provado... mas correm rumores em todas as lojas de animais que teria sido ela a assassina.
Bia e Tomás partilhavam agora a mesma gaiola. E entre estes 2 rebeldes o amor acabou por acontecer... A passarinha apesar de ser um bocado chata e completamente maluca gostava de atasanar a cabeça do nosso heroi que por vezes simplesmente n tinha paciencia...
No entanto... ao serem colocados na varanda, Tomás fitava sempre o horizonte e sonhava com o local que o iria deixar feliz: Canas de Senhorim. Ele possuia essa ideia porque a festa de carnaval era melhor.

Tomás explicou a sua ideia e mostrou o mapa a Bia que sempre achou tatuagens bastante sexys e acabaram por fazer amor perto da lareira.
No dia seguinte surgiu a oportunidade... A gaiola estava aberta e Tomás conseguiu despistar o sistema de alarmes... Junto da porta ocorreu o seguinte diálogo:



Tomás: VEM BIA FOGE COMIGO!


Bia: Eu não sei se quero... Estamos aqui tão bem e limpam-nos a gaiola e lá fora existem muitas ameaças como gatos, cabos de alta tensão, pressões de ar, gosmas, gonorreia e fisgas... eu tenho medo...


Tomás: Não tenhas... Eu protejo-te para todo o sempre... Eu amo-te...


Bia: Eu sinto o mesmo... Mas a nossa dona loira vai ficar triste... E aquele que aparece de vez em quando de cabelo preto e que se ri também é um fixe do caralho... o mais fixe de todos... diria mesmo o maior! O novo messias! O tipo mais espetacular do mundo...


Tomás: Como quiseres... Eu vou para Canas... Teremos sempre Viseu...


Bia: Tomásinho... Fica comigo...


Tomás: Eu não consigo... Preciso de descobrir o mundo... Nunca me esqueças...


Bia: Seja... - e distraiu-se enquanto comia porque já estava a ficar com a fomeca.


Tomás parte e foge para o mato onde se esconde numa árvore. As sirenes soam e as lágrimas impedem-no de voar como costumava. Os cães perseguem o seu cheiro no entanto a sua fantástica capacidade de camuflagem ajuda-o a não ser apanhado. Após conhecer uma ratazana de esgoto consegue deitar a mão a documentos falsos em troca de 2 sementes, 3 penas e 1 berlinde.
Desaparecido durante cerca de um mês há rumores de que trabalha em Canas como funcionário dos correios.
Bia encontrou em Tobias(um piriquito com uma cor fluorescente e vocalista de uma banda de baile com algum sucesso) um novo amor...
A história de Tomás ouve-se por todo o mundo e irá ser transformada num romance e num western protagonizado por Stewart Granger.


Personificação de Tomás - o cabrão do velho oeste.

5 comentários:

Rodrigo disse...

Sim senhor... andas inspirado!

nuno disse...

e o lee marvin?

Anónimo disse...

Es o maior!!!

Anónimo disse...

fodas!

Anónimo disse...

que raio, poe uma bomba na cabeça